terça-feira, 22 de março de 2011

DEVANEIOS!?!?!?!?

Essa semana, um aluno me questionou "o verdadeiro significado da palavra JUSTIÇA." 
Se fosse tempos passados, daria inúmeras definições de autores renomados e coisas assim, no entanto, parei, pensei, e pela primeira vez respondi - "Não sei".
Na verdade, nem eu entendi o motivo de minha resposta, sempre fui rigoroso comigo mesmo, quanto a respostas dadas a alunos, mas enfim, respondi. Ocorre que, com o passar do tempo, o aprofundamento dos estudos, as reflexões, quanto a temas até então, de fácil entendimento, percebo que nada no direito, na sociedade e na vida é simples, muito pelo contrário, a complexidade do ser humano nos impede de sermos simples, e sempre ouço um professor/amigo meu afimar: O genial é ser simples! e eu complemento afirmando: Realmente, até Jesus Cristo era simples.
Quanto a pergunta do aluno, depois, refletindo, pensei. Não sei o que realmente significa a palavra justiça, na verdade, sei o significado do "sentimento de injustiça" que por óbvio nos remete a um falso pensamento oposto que logo seria considerado como justiça, mas não é assim. As vezes nos deparamos com tamanho formalismo, conceitualismo, a falsas verdadades solipsistas, onde se quer afirmar aquilo que para si é justo, e não o que realmente, deveria ser justo, mesmo porque, quando queremos fazer justiça "contra alguém", esquecemos que essa justiça, por ser justa para nosso entendimento, também se aplica a nós, logo, aquilo que aplicamos e queremos aplicar, poderá ser usado com muito mais razão, contra nós, então não poderos reclamar ou questinoar se tivermos em nosso âmago o malsinado "sentimento de injustiça". 
Nietzsche, já dizia que o conceito de justiça por óbvio decorre da definicção de injustiça, então me questionei. O que é JUSTIÇA? Meu filho me disse, com toda sua sabedoria e pureza de criança ... "é fazer a coisa certa" ... acchei perfeito, mas como chegar ao que seria a coisa certa? Aplicar a lei? Ignorar a lei? fazer a lei? ou, por que não acabar com a lei? Sinceramente não sei. Só sei que, nem sempre, aplicar a lei é ser justo. Nem sempre, cumprir a lei, é ser justo. Nem sempre, obedecer à lei, é ser justo. Já na altura desta angústia, lembro-me das aulas no mestrado onde um professor em suas ministrações, me falando, alertava: não faça aquilo, que Boaventura de Souza Santos a muito, alertava ... "cuidado para não descobrirmos com atraso, aquilo que já sabiamos quando éramos atrasados...". Pensar no significado de JUSTIÇA realmente me angustiou, principalmente por quase experimetar um sentimento de Injustiça ao fazer aquilo que achava ser justo. O sentimento de injustiça, talvez, seja aquilo que mais nos assombra, fazendo-se buscar incessantemente, pelo o que seria a JUSTIÇA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário